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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40003
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Título: | Crenças no discurso docente a respeito da Libras no ensino superior do Agreste pernambucano |
Autor(es): | GOMES, Francisca Josseany da Silva Campos |
Palavras-chave: | Prática de ensino - Pernambuco; Linguagem e línguas – estudo e ensino – Pernambuco; Língua brasileira de sinais - Pernambuco; Opinião (Filosofia); Ideia (Filosofia); Aquisição de segunda língua |
Data do documento: | 3-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | GOMES, Francisca Josseany da Silva Campos. Crenças no discurso docente a respeito da Libras no ensino superior do Agreste pernambucano. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | Nesta pesquisa, analisamos as crenças no discurso de um professor a respeito do processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Libras no Ensino Superior do agreste pernambucano. A pesquisa é qualitativa de cunho exploratório. Para nortear essa investigação nos dedicamos a responder a seguinte questão: quais crenças do processo ensino-aprendizagem de Libras de um professor desse componente curricular no Ensino Superior do agreste pernambucano? Desta forma, tivemos como objetivo analisar as crenças do professor participante acerca de aspectos relacionados ao componente curricular Libras no Ensino Superior do agreste pernambucano. O campo empírico foi o Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE. Participou um professor de Libras. O instrumento de coleta foi a entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, nos filiamos à prática da descrição e interpretação, que implica uma relação dialógica com as tradições fenomenológicas. Como fundamento da pesquisa abordamos os pormenores que envolvem a formação de professores de Libras e como a comunidade de pessoas ouvintes percebem a língua de sinais e as pessoas surdas. Versamos, ainda, a respeito das crenças, que são opiniões e ideias a respeito do processo de ensino-aprendizagem, provenientes do discurso do professor de Libras, identificando-as e conhecendo-as. Desta maneira, as crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas podem influenciar as ações desenvolvidas no processo pedagógico, desde a seleção até a preparação de aulas, a elaboração das atividades e o que o professor espera de seus aprendizes, como a Libras deve ser ensinada, que é a partir de contextos reais do cotidiano, e como ocorre o aprendizado, que pode ser por meio da comparação com língua portuguesa, a primeira língua do aluno. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40003 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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